Notícias
Notícia
Guia sobre Abordagem Baseada em Risco para a Profissão Contábil é traduzido e lançado pelo Cilea
O Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), em colaboração com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), lançou, em 20 de dezembro do ano passado, o Guia sobre Abordagem Baseada em Riscos (ABR) para a Profissão Contábil
O Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), em colaboração com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), lançou, em 20 de dezembro do ano passado, o Guia sobre Abordagem Baseada em Riscos (ABR) para a Profissão Contábil.
O documento, desenvolvido pela Vice-presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, orienta profissionais e organizações contábeis sobre procedimentos voltados ao cumprimento das diretrizes internacionais como as estabelecidas pelo Grupo de Ação Financeira (GAFI), organismo intergovernamental que formula recomendações para combater a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e outras ameaças ao sistema financeiro internacional.
Para isso, o guia oferece ferramentas para identificar, avaliar e mitigar riscos nas atividades contábeis e financeiras; orientações para o cumprimento da legislação local e internacional, incluindo a Lei nº 9.613/98 (Brasil); métodos para prevenir o uso da contabilidade em atividades ilegais; e informações para fortalecer a confiança dos clientes através de práticas alinhadas às normas internacionais.
Lançamento em espanhol
Ao realizar o lançamento do Guia em espanhol, a então presidente do Cilea, Maria Clara Bugarim, expressou seu anseio de a publicação, baseada na experiência brasileira, servir de referência para os demais países da América Latina.
“Esperamos que esse guia sirva de referência para que outros países intensifiquem seus esforços na luta contra a corrupção e a lavagem de dinheiro, implementando políticas baseadas em risco e destacando a importância da atuação dos profissionais de contabilidade para a integridade e transparência empresarial”, ponderou.
Lançamento em português
Em abril de 2024, o CFC publicou a Resolução CFC nº 1721/2024 e sua vigência iniciou em setembro do mesmo ano. O normativo dispõe, entre outras coisas sobre a adoção de políticas, procedimentos e controles internos que considerem também as orientações do guia de Abordagem Baseada em Riscos (ABR). O desenvolvimento do guia tem como objetivos orientar os profissionais da classe contábil em relação à responsabilidade e ética e salvaguardar o profissional e a organização contábil frente a esta temática.
Em recente live sobre o tema promovida pelo CFC, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Campos, reforçou ainda que o Brasil é o primeiro país membro da Federação Internacional de Contadores (IFAC) a estruturar esta abordagem específica para profissionais e organizações contábeis sobre ações de combate à lavagem de dinheiro, visando oferecer orientações para a proteção da reputação desses profissionais e instituições, dado a complexidade do tema.
“Nós sabemos quantos anos se leva para construir uma reputação, e quantos segundos leva para essa reputação acabar. Então o CFC trouxe esse guia de orientação ABR para o profissional para que ele tenha ferramentas que o protejam nos seus negócios, nas suas relações com os seus clientes”, declarou.