Notícias

Notícia

É golpe: 'falsa central telefônica' segue em alta e Itaú orienta clientes

Para se proteger, é primordial nunca fornecer dados bancários pelo telefone

Um dos golpes mais praticados em 2024 segue inspirando alertas em 2025. O banco Itaú emitiu orientações nesta quarta-feira (8) para que clientes se protejam das falsas centrais telefônicas, que costumam entrar em contato por ligação com as pessoas e convencê-las a informações dados financeiros.

Em geral, os bandidos se identificam como funcionários de um banco, alegando que a conta da pessoa está sob forte ameaça de invasão. Para evitar que isso ocorra, segundo o suposto atendente, ela deve informar o número da agência, da conta, do cartão de crédito e a senha.

— A falsa central telefônica ganhou mais força depois da pandemia, devido à maior digitalização da população. Hoje, é possível fazer praticamente tudo remotamente. Os golpistas se aproveitaram dessa evolução digital para implementar esse tipo de golpe, em que a vítima não vê a pessoa com quem está interagindo — diz Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.

Como se proteger

Desconfie de ligações - Os golpistas usam tecnologias para fazer uma chamada parecer vir de um número diferente, muitas vezes de um que a vítima reconhece e confia. No entanto, é bom analisar o tom da mensagem. Se forem solicitadas informações pessoais, desligue a ligação.

Nunca forneça informações pelo telefone - Nenhuma empresa ou instituição financeira entra em contato ativamente solicitando dados pessoais ou bancários para realizar um cancelamento ou estorno. Caso isso aconteça, desligue a ligação imediatamente.

Verifique a identidade do atendente - Se receber uma ligação suspeita, solicite o nome do atendente e desligue. Depois, acione a empresa diretamente pelos canais ou números de telefone publicados nos sites oficiais e pergunte se a ligação era legítima.

Não realize transações solicitadas por telefone - Além de não fornecer dados, não realize nenhum pagamento ou transação solicitado por telefone, mesmo que a abordagem pareça confiável.

Caiu no golpe? E agora?

Manter as notificações do banco sempre ligadas para receber alertas é uma boa medida para identificar transações fraudulentas. Caso isso ocorra, é recomendado entrar em contato com o banco imediatamente e fazer um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.

Vale destacar que amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões para o Itaú, através da Central de Atendimento.

  • 4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
  • 0800-970-4828 – demais localidades

Como costumam ser muitas providências a tomar e o cenário é de nervoso, é permitido pedir que qualquer pessoa ligue para a Central de Atendimento do banco com o CPF da vítima em mãos e siga o passo a passo. O processo é simples e rápido.