Notícias

Notícia

Você sabe qual é o seu patrimônio?

O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado

Já diria o eterno guru da administração, Peter Drucker: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. E ele estava corretíssimo. Se quisermos gerir qualquer aspecto da nossa vida, o primeiro passo é passarmos a mensurá-lo.  

Imagine que você é uma pessoa sedentária, se alimentava mal e tem uma série de hábitos perniciosos a sua saúde. Disposto a ter uma vida mais saudável, você resolve mudar seus hábitos! Passa a  fazer uma reeducação alimentar, tirando tudo que não presta da sua dieta e deixando somente alimentos saudáveis. Somando-se a isso, você dá início à prática regular de atividades físicas. Começa a caminhar, entra na academia, etc.

Agora me responda, qual será a melhor maneira de saber se seus novos hábitos estão mesmo surtindo efeito? Exatamente...subindo na balança! Evidentemente, a perda de peso não é o único e talvez nem o mais importante indicador de saúde de uma pessoa. O que quero dizer é que a balança irá te possibilitar mensurar o seu progresso. Dessa forma, você será capaz de fazer os ajustes necessários na sua alimentação e rotina de exercícios.

Com relação à nossa Vida Financeira acontece da mesma forma. A única maneira de sabermos se estamos progredindo ou não e se o progresso está conforme o esperado ou se poderia ser maior, é mensurando nossas finanças. Somente assim poderemos ter o controle efetivo de como está nossa situação atual, como estava nossa situação no passado e como queremos que ela esteja no futuro.

Para fazer essa mensuração, precisamos utilizar nossa “balança financeira”. Será ela que dirá qual nossa situação atual. Assim, poderemos comparar, no futuro, se realmente conseguimos evoluir financeiramente e se essa evolução foi mesmo dentro do esperado. A essa “balança” chamamos de Patrimônio.

Podemos dizer que o patrimônio está para as finanças como o peso está para a forma física. Só que, em geral, queremos diminuir nosso peso. Já com o patrimônio, queremos fazer justamente o oposto. 

Para você descobrir qual o seu patrimônio atual, é bem simples. Basta você calcular o valor de todos os seus bens – carro, imóvel, poupança, aplicações financeiras- e subtrair todas as suas dívidas – financiamentos, empréstimos, etc. Após somar tudo que você tem e diminuir tudo o que você deve, o valor final será o seu patrimônio.

Agora que você já sabe que número é esse, cabe a você gerenciar a evolução dos seus ativos patrimoniais ao longo do tempo. Sugiro que o faça uma vez por ano e não esqueça de descontar a inflação do período, afinal, esse é um dinheiro que quer você queira ou não, acaba saindo do seu bolso.

Mensurando seu patrimônio, você será capaz de gerenciar a sua evolução financeira e fazer os ajustes necessários para que atinja seus objetivos!