Notícias

Notícia

5 dicas para PMEs planejarem o orçamento em 2015

De acordo com a consultoria Nibo, um aspecto importante para o sucesso é aderir aos softwares de gestão

Para não iniciar o ano no vermelho e garantir o bom desempenho financeiro de pequenas e médias empresas, a consultoria Nibo, especializada no desenvolvimento de plataformas de gestão financeira às PMEs e integração contábil para contadores, listou cinco dicas para ajudar no planejamento orçamentário de 2015. Segundo os especialistas da consultoria, o desafio maior das empresas é avaliar as contas.

Confira abaixo a lista com dicas para uma administração saudável em 2015, segundo o Nibo:

1. Divida os gastos: O ideal é ter mais de uma conta bancária para separar o dinheiro da empresa e o pessoal. Dessa forma, você sabe qual é o limite de uso do dinheiro sem comprometer as finanças da empresa e vice-versa. É necessário saber quanto a companhia irá investir em marketing, comunicação, locação de ambiente, funcionários, reformas, entre outras.

2. Avaliar cuidadosamente as contas: Separe um dia para verificar todos os gastos da sua empresa. Anote tudo que entrar e sair de dinheiro. Analise todas as transações e veja os gastos.

3. Não use planilhas: Uma planilha de orçamento pode dificultar na análise dos dados da empresa ou, até mesmo das finanças pessoais. Apesar de ser muito utilizada ainda por grandes empresas, o método é cansativo e desgasta o profissional.

4. Acompanhe a contabilidade: Mesmo que a empresa tenha um contador, é importante que o empresário acompanhe a rotina de resultados da contabilidade, quanto aos impostos, balanços mensais e resultados.

5. Use softwares de gestão: aproveite os benefícios da tecnologia para criar rotinas e processos dentro de todo o sistema financeiro de sua empresa.