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Elas são cada vez mais donas de negócios

Até 2020, segundo uma projeção do Sebrae, elas serão responsável por pelo menos 47% das empresas do país

Autor: Mikaella CamposFonte: A Gazeta

Em busca de autonomia, mulheres partem para a carreira solo no mercado e começam a disputar com os homens uma maior participação no mundo dos negócios. Até 2020, segundo uma projeção do Sebrae, elas serão responsável por pelo menos 47% das empresas do país.

Apesar de o empreendedorismo delas estar em crescimento, hoje os homens lideram com folga. Eles estão no comando de 68% dos negócios.

Mas no mercado de trabalho, essa disputa já está bem acirrada. Na População Economicamente Ativa, em 2000, as mulheres representavam 42%. Até 2020, esse público encostará nos homens com 49% de atuação.

O estudo destaca também o crescimento da participação das mulheres na categoria empregadores de 24% em 2000 para 42% em 2020. Especialistas acreditam que as mulheres vão virar o jogo logo devido ao estímulo do Empreendedor Individual.

No Espírito Santo, por exemplo, dados de julho do ano passado mostram que dos inscritos no programa, 48% são do sexo feminino. Até quinta-feira da semana passada, o Estado contava com 53.570 trabalhadores por conta própria formalizados. Se a média de distribuição entre homens e mulheres se mantiver, existem aproximadamente 25 mil empreendedoras individuais.

A analista da Unidade de Atendimento Individual, Marília Barbosa Sabino, confirma a tendência favorável às mulheres.

No Espaço Empreendedor, no Centro de Vitória, onde o Sebrae recebe candidatos a empresários e realiza cursos, o número de visitas femininas tem também crescido.

"Acredito que o mercado tem passado por uma mudança de comportamento. As mulheres querem ser donas do próprio nariz e por isso estão cada vez mais atrás de capacitação e buscam apoio para identificar oportunidades para empreender", diz.

O que elas querem

No caso das empreendedoras individuais, os setores que elas mais escolhem abrir um negócio são os de alimentação (bares, lanchonetes, bufê), promoção de eventos, estética e beleza, venda de cosméticos e comércio de confecção e acessórios.

Outra pesquisa mostra a capacidade empreendedora das mulheres. Estudo realizado no ano passado pela Grant Thornton International Business Report (IBR) revela que as mulheres brasileiras são as mais empreendedoras do mundo.

No Brasil, o empreendedorismo entre elas cresceu tanto que corresponde a 12% da população feminina economicamente ativa. O dado surpreende, pois o índice de brasileiras empresárias é três vezes maior que a média mundial, que fica hoje em 4%.

Dicas para elas

Cuidados
Abertura do negócio. É importante fazer um plano de negócio antes de abrir a empresa e realizar pesquisas sobre o setor escolhido. A mulher também deve se identificar com o estilo da empresa.

Capacitação
Estude. É preciso desenvolver a liderança e procurar participar de qualificações nas áreas de gestão, fluxo financeiro e marketing. Mais informações no site do Sebrae: www.sebrae.com.br.

Setores preferidos
Perfil das empreendedoras. As mulheres gostam de abrir negócios nos setores de alimentação, como bares, lanchonetes, serviços de bufê. Elas também são adeptas às áreas de promoção de eventos, confecção, saúde de beleza.
 
 

Mulheres faturam mais nas franquias

Quando o assunto é liderança nos negócios, as mulheres já estão bem mais avançadas que os homens. Pesquisa da Rizzo Franchise mostrou que franquias administradas por elas faturam 32% a mais.

Segundo o levantamento, existem 61 mil mulheres franqueadas frente a quase 100 mil homens donos de franquias.

Devido ao desempenho superior, muitas redes dão preferência para franqueadas, como a loja de lingerie Puket.

As irmãs Ana Leonora e Jorgeana Leal resolveram apostar na abertura de uma unidade da marca no Shopping Vitória. “Escolhi a franquia por causa das facilidades. É um negócio que vem  estruturado e com estilo de  padrão de atendimento. E isso dá tranquilidade para a gestão da loja”, diz Ana.