Notícias

Notícia

Qual é o seu conceito de gestão?

Quer fazer a gestão acontecer no seu negócio? Reinvente-se!

Autor: Gustavo RochaFonte: Administradores.comTags: empresariais

Parece impossível ter um conceito de gestão que compreenda toda complexidade de uma organização. Contudo, muito se discute a este respeito e exponho abaixo alguns conceitos com ideias interessantes:

 

Paulo Nunes nos traz este conceito direto de Portugal:

Embora não seja possível encontrar uma definição universalmente aceite para o conceito de gestão e, por outro lado, apesar deste ter evoluído muito ao longo do último século, existe algum consenso relativamente a que este deva incluir obrigatoriamente um conjunto de tarefas que procuram garantir a afectação eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização, afim de serem atingidos os objectivos pré-determinados.

Por outras palavras, cabe à gestão a optimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informação relevante e, por essa via, contribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.

Sendo o gestor alguém pertencente à organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão, torna-se agora mais fácil encontrar um conceito que o identifique.

Segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objectivos propostos pela organização e actuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direcção e do controlo, afim de atingir os referidos objectivos. Daqui se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objectivos propostos, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando (ou liderança) e de controlo.

Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/gestao/01conc_gestao.htm

O instituto simple's demonstra através de um gráfico o modelo de gestão: (fonte: http://www.simple-s.com/modelo_gestao.htm)

E para você leitor, o que é gestão?

Tenho muitas ideias acerca de gestão, mas uma delas é essencial: crítica.

Gestão não rima com passividade, com mesmice, com manutenção do status quo.

Gestão tem foco na inovação, na mudança, no treinamento, planejamento, visão e sobretudo, mercado.

Gestão é analisar o que temos hoje, criticar os procedimentos, rodar um PDCA (leia mais aqui) e reinventar aquilo que já existe.

Gestão, ah! gestão... Muitos querem usa-la, outros querem apenas que ela resolva seus problemas...

Gestão não resolve problemas. Gestão é o meio, caminho para resolver. Quem resolve problemas é você mesmo!

Sem o trabalho do gestor (que vai aplicar as ideias da gestão) com a equipe e sócios, nada irá funcionar.

Não adianta pensar que o gestor fará milagres. A mudança acontece primeiro nas pessoas, por último na empresa, que nada mais é que a consequencia dos atos das pessoas que lá trabalham.

Quer fazer a gestão acontecer no seu negócio? Reinvente-se!